terça-feira, 29 de novembro de 2011

Recursos humanos e vantagem competitiva

Algumas pessoas costumam dizer que as pessoas são peças-chaves para as empresas alcançarem a competitividade, mas será que os gestores tem essa mesma crença?
 Para refletir!
A sustentação de uma organização se dá por meio da fusão dos diversos recursos que a compõe às habilidades inatas e adquiridas gerando assim as competências essenciais das organizações e que lhe proporcionam um diferencial competitivo frente ao mercado ocupado.
A capacidade de gerir esses recursos são as habilidades organizacionais, a competência se dá justamente na otimização dos recursos por meio destas capacidades que são o conhecimento de cada profissional, explícito, tácito ou implícito.

A estratégia empresarial é o caminho traçado, o plano de ação para se chegar aos objetivos da empresa, levando em consideração seus recursos, suas competências essenciais, seu conhecimento do mercado, entre outros fatores que são determinantes na complexidade de uma estrutura organizacional.
Uma empresa possui uma vantagem competitiva bem sucedida e sustentável quando consegue implementar uma estratégia que agregue valor, tendo como base seus recursos, capacidades e competências essenciais. (HITT, 2002)

Nenhum comentário:

Postar um comentário